Cloro Está Caro? Como Usar Menos Cloro Em Sua Piscina?
Ter em casa uma piscina é uma ótima maneira de garantir lazer, diversão e um espaço para que toda a família possa descansar.
No entanto, para manter esse ambiente em boas condições de uso, garantindo a própria vida útil da piscina e a saúde de seus usuários, é necessário fazer um investimento na qualidade da limpeza.
O cloro é um dos produtos mais usados nesse trabalho, porém, vários proprietários por falta de conhecimento, utilizam incorretamente este produto — o que pode acabar contribuindo para gerar gastos excessivos com a sua aplicação, e tornando os custos de sua manutenção mais elevado do que o necessário.
Contudo entenda que, ao adotar um determinado planejamento, é possível reduzir essas despesas. Portanto, para te auxiliar e saber melhor sobre o assunto, fizemos este artigo, sobre como usar menos cloro em sua piscina em alguns passos!
Como usar menos cloro em sua piscina?
A seguir apresentaremos algumas dicas importantes para você usar menos cloro em sua piscina. Confira abaixo:
1. Faça um cronograma de limpeza
Para usar menos cloro em sua piscina, fazer limpezas e manutenções constantemente pode ser uma excelente maneira de alcançar o objetivo.
Retire sempre impurezas superficiais com a ajuda de uma peneira, e faça a limpeza periodicamente das paredes da piscina, já que, assim, se evita a proliferação de algas e micro-organismos.
Crie um cronograma com as limpezas semanais e mensais. Através dessa prática, será possível economizar com manutenções mais intensivas que precisam de tratamentos contendo algicidas e cloro.
2. Tenha o controle do cloro e do pH
Níveis fora do padrão de cloro e pH fazem com que você gaste mais com o tratamento da piscina. Visualmente, a água pode chegar a um estado esverdeado ou leitoso.
Para impedir que isso ocorra e usar menos cloro em sua piscina, é preciso investir no controle desses componentes. No caso do pH, os níveis indicados devem estar entre 7,2 e 7,6. Agora para o cloro, os valores devem ficar entre 1 a 3 PPM (parte por milhão).
No mercado, existem vários kits que contêm os materiais necessários para medir esses indicadores. Dessa maneira, busque por uma consultoria especializada adquira os equipamentos ideais para esse trabalho. Efetuando o controle corretamente, você evita gastar com algum tratamento de choque, que são muito mais caros.
3. Aspire a água
Utilize aspiradores para eliminar as sujeiras dos cantos e do fundo da piscina. Para que esse procedimento seja mais eficaz, é possível contar com o auxílio de ferramentas de aspiração mais sofisticados.
Alguns modelos conseguem executar essa tarefa de forma, quase, autônoma, precisando somente da manutenção de suas peças. Praticando essa limpeza e o cuidado com a contaminação externa, é possível usar menos cloro em sua piscina e no tratamento da água.
4. Cubra a piscina
Outro hábito de grande relevância para conservar a qualidade da água da piscina, é deixá-la sempre coberta. Isso vai impedir a contaminação por impurezas que ajudam no desenvolvimento de bactérias e fungos como insetos, poeira, pedras, folhas e galhos.
Além disso, por causa da proteção contra as radiações do sol, é possível diminuir a propagação de algas. Assim, você pode economizar e usar menos cloro em sua piscina entre outros produtos químicos de limpeza.
Para essa função, podem ser utilizadas capas de segurança ou térmica, tela azul, lonas, etc.
- Outra dica para economizar produtos químicos e manter a piscina cristalina, é instalar um sistema auxiliar desinfectante. Desse modo, você consegue usar menos cloro em sua piscina e aumentar o intervalo entre as adições.
Essas foram as principais dicas para você conhecer melhor como usar menos cloro em sua piscina. Apesar de serem relativamente fáceis, elas devem ser seguidas de maneira planejada, para que possibilite uma eficiência maior e menor gasto na manutenção de sua piscina.
Mas calma, temos mais uma dica super legal, que também vai te ajudar a economizar ainda mais cloro em sua piscina!
Como economizar ainda mais o uso do cloro em sua piscina?
Independentemente do que você utiliza para realizar a limpeza da piscina, o cloro na água é extremamente importante!
Porém, apenas com um produto, é possível reduzir o consumo de cloro em até 50%! propiciando uma economia imediata.
Estamos falando do MENOSCLORO! Utilizando o produto na medida recomendada, você não precisa se preocupar com uso de produtos químicos como Algicida, Clarificante e nem Decantador.
E o melhor: Você mesmo pode aplicar! Legal, não é? Quer usar menos cloro em sua piscina? Acesse o site da MENOSCLORO, entre em contato com o nosso suporte, e adquira agora o mesmo este produto maravilhoso!